Pular para o conteúdo principal

Saiba usar o reverbe corretamente


Aprender a usar o reverb é um passo importante para poder produzir sua própria música.

O reverb ajuda a adicionar profundidade, "cola" e espaço extra às suas mixagens e tornou-se uma ferramenta de estúdio essencial.

O reverb é necessário para criar a impressão de distância e separação entre elementos, mas também contribui muito para o “fator de glamour” que você precisará para uma produção comercial moderna. Simplesmente, fazer as escolhas de reverberação erradas é um forte indicador de uma mix não profissional.

O uso errado de reverberados são potencialmente destrutivos, ao ponto de muitos de nós também sermos muito conservadores quando o usamos.
Descobrir como usar o reverb em suas mixagens pode demorar muito tempo de prática, se você não tem acesso a um bom curso ou/e mentores.

Acho que é uma das ferramentas mais importantes que você possui no seu estúdio para tornar suas faixas e produções mais profissionais.

Como a maioria das coisas envolvidas com a produção, não há realmente nenhuma regra concreta que você deve seguir, então não tenha medo de experimentar e tome tempo para experimentar configurações diferentes em seus plugins de reverberação.

Toda vez que queremos criar espaço e profundidade para nossas mixes, sabemos que o reverb e o delay são essenciais na criação desses efeitos.

Ele também pode ser usado como um processo criativo para dar aos seus sons uma vibe mais louca do que como normalmente soa. Você pode usá-lo como um insert ou usá-lo em uma mandada, a maioria dos engenheiros de mixagem preferem esse último. Tudo depende do seu propósito com esse efeito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

3 Dicas de Mixagem de Voz em Beat Fechado!

Ou seja, sem a possiblidade de trabalhar nos takes individuais. vou falar sobre um problema muito comum que é a mixagem em um beat de rap-outros estilos fechado. Você pedio para fazer intrumental para si, fizeram e depois enviaram!  recebeu apenas o L/R e assim voce so deve dropra ou cantar por sima dela, no outro estudio. Como deixar soando bem mesmo nessas situações? 1- Se o seu beatmaker favorito não pode entregar as multitracks, peça pelo menos as Stems.   a) A diferença é que Multitracks são todas as trilhas (kick, snare, hihats, claps, synths, etc…) E Stems são apenas os grupos dessas trilhas já mixadas, porém dão uma liberdade a mais para o engenheiro de master ou mix (grupo de Bateria, synths, percussão, etc…) 2- faca o sidchain do vocal no beat, existem varias maneiras de o fazer e tambem bons plugin que ja facilitam essa operacao. Plugin : um do plugins mais usados e facis wavesfactory trackspacer 2.0.4-Setup wavesfactory trackspacer - Serial   depois fa

Existe sequência de plugins na masterização?

Sim, existe uma sequência de processamento. Se não houvesse uma sequência, então poderíamos inserir um equalizador como ultimo plugin e o limiter antes do compressor… Cada um tem o seu papel Cada plugin tem o seu papel, e cada papel deve respeitar a sua função dentro do processo de masterização. Os plugins básicos da masterização são, nesta ordem: Equalizador Compressor Limiter Analisando a sequência. Nessa sequência, temos o EQ, que pode ser corretivo ou criativo, nesse processo, podemos criar picos desnecessários, e que serão ajustados com o compressor que virá na sequencia. E por ultimo, viria o limiter para um ganho geral na faixa. Se trocarmos a ordem, e deixar por exemplo o compressor antes do EQ. Teriamos uma compressão para reduzir a dinamica da faixa, mas que poderiam ser recriados na sequencia com o equalizador. E esses novos picos, ficariam a cargo do limiter. Como sabemos, o limiter é muito “bruto” nesse trabalho, então com certeza ter

Como decidir a ordem das músicas em um album

Já viveu tarefa mais difícil do que essa? Como muitos pensam, não é só ir colocando as faixas na sequência em que a produção vai ficando pronta. É necessário que o álbum tenha um sentido, que pode ser determinado com a sequência das musicas. Ou seja, não podemos simplesmente colocar um rock pesado após uma música “voz e violão” romântica. O impacto poderá ser negativo para o ouvinte. Estilos de cada faixa Tente seguir uma curva linear, tendo como base o estilo da música, ou até mesmo na sensação que cada faixa pode proporcionar. Há diversas linhas a se pensar, iniciar com uma música mais leve ou instrumental, e ir seguindo para uma mais forte, até o ápice do álbum, que pode ser a faixa principal, é um alternativa. Ou pensando de uma outra forma, começando já com a faixa principal, que geralmente tem a cara da banda, é animada, dançante fazendo você cantar junto. Seguindo para uma espécie de momento de respiro com a faixa mais calma do álbum, onde o ouvinte i