Pular para o conteúdo principal

Dicas para você melhorar o seu desempenho no estúdio


Estamos aqui o tempo todo ensinando técnicas para melhorar o som, deixar a música melhor, o que por outro lado pode nos deixar preguiçosos e viciados em algumas ferramentas e deixar de lado coisas que são extremamente importantes.

É muito normal abrirmos aquela gravação recém feita e levantar os faders, abrir plugins e fazer toda aquela rotina de mixagem, mas até que ponto você está fazendo isso certo? Será que não está repetindo padrões e transformando o seu trabalho em uma verdadeira “pastelaria”, onde todas as músicas que passam por você são tratadas da mesma forma?

Se um dia você chegar nesse ponto é porque isso perdeu totalmente a graça, e com certeza os seus resultados serão tão medíocres quanto a sua metodologia de trabalho, e isso é mais normal do que imaginamos, principalmente quando se trabalha com uma alta demanda.

Muitas vezes em uma única semana eu trabalho até com 3 estilos musicais totalmente diferentes, e já teve tempo que me peguei trabalhando de forma automática e se você não se ligar vai acabar levando um puxão de orelha dos seus clientes e consequentemente perdendo um bom trabalho.

Em algum ponto do caminho será fácil se perder dos objetivos que nos levaram até aqui, ao perder a conexão com a música você está simplesmente assinando seu atestado de incompetência, por tanto muita atenção, é necessário está sempre vigilante.

1-Durma Bem:
A maior parte dos problemas em uma produção é a falta de concentração, e isso está estritamente ligado a qualidade do seu sono. Você terá fadiga auditiva muito mais rápido e sua energia vai acabar antes de concluir o seu trabalho, o que vai leva-lo automaticamente a fazer sua mixagem de qualquer jeito, de forma automática, como disse no começo desse artigo. E acredite, se entupir de café só vai aumentar suas chances de adquirir uma gastrite ou até mesmo uma ulcera.

2-Hackeando o seu Corpo:
Isso mesmo, somos um sistema e podemos modifica-lo para alcançar melhor nossos objetivos. Experimente colocar alguma planta do lado da sua cama e anote os resultados, teste plantas diferentes. Teste alimentos saudáveis, vitaminas e não coma porcaria. Faça exercícios físicos que você não tenha costume antes de começar suas sessões de mixagem, não acorde e vá direto para sua DAW, jamais faça isso, sinta o mundo a sua volta antes. Muito dos seus resultados estão ligados diretamente a forma de como você vive, se você come e dorme mal isso vai se refletir no seu trabalho com áudio

3-Meditação:
Praticar meditação vai aumentar muito o seu nível de energia, o que vai beneficiar muito o seu trabalho com som. Ao meditar todo o seu corpo entrará em um estado de relaxamento profundo similar ou superior ao do sono. Com apenas alguns minutos de meditação diárias vão fazer você ficar até 3x mais produtivo. E o melhor, os seus ouvidos vão ficar novos em folha. Você vai notar nitidamente que estará ouvindo e identificando melhor as frequências.

4-Ouça muita música:
Parece óbvio, mas eu conheço muita gente que não tem o hábito de ouvir música. As pessoas mais bem sucedidas nessa área ouvem muita música nas horas vagas, vão a shows e tem uma ligação muito forte com isso. Não se limite a poucos estilos, seja eclético, quanto mais você tiver a mente aberta e receptivo a música, independente do estilo, você terá mais chances de sucesso no seu trabalho, sem dúvidas.

Intervalos:

Dê uma pausa em intervalos durante suas sessões, estipule você mesmo um tempo de acordo com a sua realidade.

Desligue as distrações:
Um dos maiores vilões e ladrões de energia durante o trabalho é sem dúvidas as redes sociais, grande parte dos meus colegas trabalham com o navegador ligado e recebendo notificações de Whatzapp e Facebook no meio da mixagem. Isso é no mínimo bizarro, apesar de ser muito comum. Desligue todas essas distrações, muito dos problemas que você enfrenta durante a mixagem poderiam ser resolvidos rapidamente se não estivesse focado nos vídeos de cachorrinhos ou aquela discussão política no facebook, nessa altura você já perdeu totalmente a conexão com a sua arte.

Espero que essas dicas ajudem a melhorar mais um pouco os seus dias de trabalho na produção da música!

font: Sombinario.com



 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

3 Dicas de Mixagem de Voz em Beat Fechado!

Ou seja, sem a possiblidade de trabalhar nos takes individuais. vou falar sobre um problema muito comum que é a mixagem em um beat de rap-outros estilos fechado. Você pedio para fazer intrumental para si, fizeram e depois enviaram!  recebeu apenas o L/R e assim voce so deve dropra ou cantar por sima dela, no outro estudio. Como deixar soando bem mesmo nessas situações? 1- Se o seu beatmaker favorito não pode entregar as multitracks, peça pelo menos as Stems.   a) A diferença é que Multitracks são todas as trilhas (kick, snare, hihats, claps, synths, etc…) E Stems são apenas os grupos dessas trilhas já mixadas, porém dão uma liberdade a mais para o engenheiro de master ou mix (grupo de Bateria, synths, percussão, etc…) 2- faca o sidchain do vocal no beat, existem varias maneiras de o fazer e tambem bons plugin que ja facilitam essa operacao. Plugin : um do plugins mais usados e facis wavesfactory trackspacer 2.0.4-Setup wavesfactory trackspacer - Serial   depois fa

Existe sequência de plugins na masterização?

Sim, existe uma sequência de processamento. Se não houvesse uma sequência, então poderíamos inserir um equalizador como ultimo plugin e o limiter antes do compressor… Cada um tem o seu papel Cada plugin tem o seu papel, e cada papel deve respeitar a sua função dentro do processo de masterização. Os plugins básicos da masterização são, nesta ordem: Equalizador Compressor Limiter Analisando a sequência. Nessa sequência, temos o EQ, que pode ser corretivo ou criativo, nesse processo, podemos criar picos desnecessários, e que serão ajustados com o compressor que virá na sequencia. E por ultimo, viria o limiter para um ganho geral na faixa. Se trocarmos a ordem, e deixar por exemplo o compressor antes do EQ. Teriamos uma compressão para reduzir a dinamica da faixa, mas que poderiam ser recriados na sequencia com o equalizador. E esses novos picos, ficariam a cargo do limiter. Como sabemos, o limiter é muito “bruto” nesse trabalho, então com certeza ter

Como decidir a ordem das músicas em um album

Já viveu tarefa mais difícil do que essa? Como muitos pensam, não é só ir colocando as faixas na sequência em que a produção vai ficando pronta. É necessário que o álbum tenha um sentido, que pode ser determinado com a sequência das musicas. Ou seja, não podemos simplesmente colocar um rock pesado após uma música “voz e violão” romântica. O impacto poderá ser negativo para o ouvinte. Estilos de cada faixa Tente seguir uma curva linear, tendo como base o estilo da música, ou até mesmo na sensação que cada faixa pode proporcionar. Há diversas linhas a se pensar, iniciar com uma música mais leve ou instrumental, e ir seguindo para uma mais forte, até o ápice do álbum, que pode ser a faixa principal, é um alternativa. Ou pensando de uma outra forma, começando já com a faixa principal, que geralmente tem a cara da banda, é animada, dançante fazendo você cantar junto. Seguindo para uma espécie de momento de respiro com a faixa mais calma do álbum, onde o ouvinte i