Todo mundo quer uma música limpa e brilhante não é mesmo? Para isso é necessário entender a ciência da mixagem e a gente separou os 6 principais erros que a maioria dos produtores comete em relação à qualidade musical.
01 – Bass em Excesso
A maioria dos produtores é fixado pelo punch do kick e a presença do bass. Isso é completamente normal pois são as frequências graves que nos movimentam na pista de dança e são elas que transmitem sensações para o corpo. O problema aqui é que a maioria dos produtores cria suas músicas em um pequeno home-studio com equipamentos que estão longe de ser os melhores do mercado. Isso faz com que as frequências graves fiquem inaudíveis ou até mesmo imperceptíveis ao serem reproduzidas em suas caixas de som.
O que acontece em seguida é que o produtor coloca um equalizador no canal do kick e do bass e sapeca logo um boost de 70HZ para baixo. Isso vai dar a falsa impressão de que o som ficou mais forte, e realmente fica pois quanto mais grave é o som, mais energia ele tem. O problema disso é que os seus pequenos monitores não conseguem reproduzir realmente o que está sendo tocado nessa área de frequencias, mas sabe de uma coisa? As caixas de som de clubs e eventos abertos CONSEGUEM! Essas frequências vão simplesmente engolir a sua música e mascarar todos os outros elementos quando forem reproduzidas em qualquer evento. Além disso, os graves em excesso ainda irão gerar problemas de picos no seu som fazendo com que após a masterização a track fique baixinha e morta. Ou até mesmo clipando dependendo do tanto de ganho utilizado para tentar compensar essa falha. Por isso, se segura nesse bass aí ok??
02 – Agudos em excesso
Da mesma forma que Frequências graves em excesso são perigosas os agudos também são! As frequências agudas são responsáveis por fazer o som soar brilhante. Os agudos são facilmente detectados pelo ouvido humano em meio à todos os elementos da música e isso, muitas vezes faz com que tenhamos a impressão de que a mixagem está mais limpa.
O problema disso é que agudos também são os maiores responsáveis pela irritabilidade dos nossos ouvidos e um bom boost nos agudos do seu som vai fazer com que a festa em que você vai tocar fique vazia rapidinho.
03 – Deixar a música muito estéreo
Os efeitos estéreo são ferramentas incríveis para dar vida e transmitir largura para o seu som. Eles fazem com que a música abrace o ouvinte de todos os lados. Mas um erro comum d muitos produtores é fazer com que tudo soe estéreo.
Veja bem, o que vai definir realmente a quantidade de estéreo que o seu som deve ter é o publico final para qual você vai entregar essa música. Como este canal é voltado para produtores de música eletrônica o sistema sonoro final são as caixas de som de clubs e festas à céu aberto. Nesse caso nunca devemos utilizar efeitos estéreo nos elementos graves e devemos evitar também na maior parte dos elementos da bateria. O motivo disso é que quanto mais largo é o seu som, maior é a probabilidade de você ter problemas de fase nas caixas de som de grandes eventos, que até hoje em sua maioria são completamente mono
04 – Comprimir demais e automatizar pouco
Uma vez que aprendemos como utilizar os parâmetros de um compressor parece que um novo universo de possibilidades se abre bem na nossa frente. Os compressores são ferramentas incríveis para regular a dinâmica da sua mix de forma rápida e eficiente, mas o problema disso é que uma música com muita compressão perde sua humanização. Isso faz com que ela perca dinâmica e comece a soar muito monótona. Uma boa solução para isso é cogitar a ideia de alternar técnicas de compressão com simples automações de filtro e volume nas suas mixagens. Dessa forma sua música fica muito mais viva e cria expectativa com tensão e relaxamento ao longo de toda a track.
05 – Mixar por Horas sem Break
Esse é um dos erros mais graves que produtores cometem. Nossos ouvidos não são máquinas mecânicas. São ferramentas biológicas extremamente falhas, por isso, ao ouvir repetidas vezes os mesmos loops a interpretação de sinais que os ouvidos enviam para o cérebro começa a ficar distorcida e isso fará com que você cometa erros gravíssimos na sua mixagem. Você mixa um elemento, pensa que ele está perfeito, e algumas horas depois ele parece soar like shit. Isso não significa que você precisa equalizar tudo de novo ok? Significa que você precisa ir pegar um café e assistir um filme no Netflix. Deixe para terminar o trabalho no dia seguinte.
06 – Mixar alto demais
Esse é um erro que acompanha o tópico anterior. Como já foi dito, os ouvidos se cansam e começam a ficar descalibrados com o tempo. E o primeiro problema que encontramos aqui é que, quanto mais alto você mixa mais rápido seus ouvidos vão se cansar. Mas esse não é o maior dos problemas. O grande problema aqui é que a sua noção de balanceamento de frequências vai ficar completamente deturpada. Estudos científicos apontam que a relação entre as frequências graves com o aumento de volume é muito mais afetada do quê na casa dos médios e agudos. Isso significa que quanto mais alto suas caixas tocam, maior percepção de graves você terá em relação às outras frequências. Você vai se enganar pensando que está tudo ok e quando for ouvir o resultado final em um volume mais natural vai notar que sua música ficou sem peso e sem graça!
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