Compressores
e limitadores são amplificadores especializados e usados para reduzir a
faixa dinâmica , o intervalo entre os sons mais suaves e mais altos. O
uso de compressores pode fazer gravações e mixagens soarem mais polidas,
controlando níveis máximos e mantendo uma maior intensidade média. Além
disso, muitos compressores, tanto de hardware e software terão um som
característico que podem ser usados para injetar a maravilhosa coloração
e uma tonalidade extra em faixas que estão sem vida. A compressão
também pode ser usado para "massagear" sutilmente uma trilha para
torná-la mais natural e
inteligível,
sem acrescentar distorção, resultando em uma música que é mais
"confortável" para ouvir. Como alternativa, o excesso de compressão em
sua
música
pode realmente espremer toda a faixa dinâmica. Para aqueles que não
estão familiarizados com compressores, ter uma boa compreensão dos
princípios básicos irá percorrer um longo caminho para a compreensão de
como funciona a compressão, e confiante de usá-lo para sua vantagem.
CONTROLES COMUNS E PARÂMETROS DE UM COMPRESSOR
Dependendo
que compressor que você está usando, e se é uma unidade de hardware ou
de um plug-in, existem alguns parâmetros e controles comuns que você vai
usar para ditar o comportamento do efeito de compressão. Abaixo estão
alguns dos elementos básicos de compressão. O compressor pode ou não
incluir todos eles, mas compreender o que cada um faz lhe permitirá
trabalhar confortavelmente com
uma ampla variedade de compressores.
Threshold
O
controle de Threshold define o nível em que o efeito de compressão está
envolvida. Apenas quando um nível passa acima do limite estipulado no
threshold é que o som será comprimido. Se o nível no threshold é de -10
dB por exemplo, apenas os picos de sinal que ultrapassarem acima desse
nível será comprimido. Se o som não chega nesse valor estipulado nenhuma
compressão estará ocorrendo.
Knee
O
"Knee" refere-se à forma como as transições entre o som não comprimido e
comprimido do sinal que passa por ele. Normalmente, compressores vão
oferecer um, ou em alguns casos, uma opção selecionável entre ambos, uma
configuração "soft knee" e um "hard knee". Alguns compressores ainda
permitem que você controle a seleção de qualquer posição entre os dois
tipos de Knee. Como você pode ver no diagrama acima, um "soft knee"
permite uma compressão suave e mais gradual do que um "hard knee".
Attack
É
o tempo que leva para o sinal atingir o nível máximo de compressão
depois de atingir o nível de threshold. Tempos de ataque mais rápidos
variam geralmente entre 20 e 800 us (microssegundos) dependendo do
compressor usado, enquanto tempos mais lentos vão de 10 a 100 ms
(milissegundos).
Alguns
compressores expressam estes valores em dBs por segundo em vez de
representá-los por tempo. Ataques muito rápidos podem criar distorção
modificando o comportamento das frequências de onda mais baixas (Ex. Se
um ciclo em 100 Hz dura
10 ms, um tempo ataque de 1 ms terá tempo de alterar a forma da onda gerando distorção).
Release
Literalmente
o oposto do tempo de ataque, mais especificamente é o tempo que o sinal
permanece comprimido ou atenuado até retornar a seu estado original. O
tempo de release será consideravelmente mais longo que o de ataque,
geralmente entre 40-60 ms até 2-5 segundos, dependendo do compressor.
Também
podem ser ajustados em modo de dB por segundo em alguns compressores.
Num ajuste normal de compressão o tempo de release deve ser o mais curto
possível para evitar um efeito indesejado causado pela ativação e
desativação do compressor. Por exemplo, se o tempo de release for muito
baixo e o compressor estiver atuando em modo ativado-desativado
constantemente, o sinal dominante, geralmente o baixo ou o bumbo da
bateria, terá a parte dos ruídos modulada resultando num efeito tipo
respiração.
Ratio
(relação, proporção de compressão)
Este
parâmetro é geralmente mal entendido mas simplesmente é a quantidade de
atenuação aplicada ao sinal. Você encontrará várias opções de ratios
disponíveis dependendo do desenvolvedor do compressor. Um ratio de 1:1
(um pra um) é o mais baixo onde não há atenuação.
Estes
ratios de compressão são expressos em decibéis logo um ratio 2:1 indica
que o sinal excedendo o threshold em 2 dB será atenuado em 1dB acima do
ponto de threshold, ou um sinal que exceda o ponto de threshold em 8 dB
será atenuado em 4 dB acima do ponto de threshold, etc.
Um
ratio de 3:1 pode ser considerado como compressão moderada, 5:1 será
considerado uma compressão média, 8:1 forte e 20:1 até ∞:1 (infinito pra
um) pode ser considerada um limiter e garante que o sinal não excederá o
ponto de threshold. O diagrama abaixo mostra os ratios de compressão e
sua relação com sinais de entrada e de saída ilustrando como o nível de
ratio influência o sinal.
Output Gain
(Ganho de saída)
Embora
a compressão torne o sinal de saída mais alto, atenuação aplicada torna
o sinal mais baixo, é onde entra o nível de saída, você pode usar o
nível de saída para lapidar o trabalho feito pela atenuação do
compressor. Alguns compressores tem medidores de sinal que podem ser
colocados em modo de redução de ganho indicando a redução em dBs,
permitindo ajustar o nível certo de ganho de saída
de sinal.
Tipos de compressores
O
tipo de compressor escolhido influência diretamente no som obtido deste
efeito, alguns compressores terão tempos de ataque e release diferentes
de outros, e alguns adicionarão coloração ou um timbre vintage em
decorrência de seus componentes. Abaixo uma descrição dos 4 principais
tipos de compressor e uma breve descrição.
Compressor valvulado
Provavelmente
o mais velho tipo de compressão, costumam ter uma resposta mais lenta,
ataque e release também mais lentos do que outros compressores. Por
conta disto exibem uma coloração distinta e vintage que é impossível de
se conseguir com outros tipos de compressor.(Ex. Fairchild 670)
Compressão óptica
Compressores
ópticos afetam a dinâmica do sinal via um elemento de luz e uma célula
óptica. Quando a amplitude do sinal de áudio aumenta o elemento luminoso
emite mais luz fazendo com que a célula ótica atenue a amplitude do
sinal de saída. (Ex.
LA-2A Classic Leveling Amplifier, que também usa válvulas para o ajuste de nível de saída).
Compressão FET
Compressores
do tipo FET ou “Field Effect Transistor” emulam o som de válvulas
usando circuitos transistorizados, são limpos, rápidos e confiáveis.
(Ex. 1176LN Classic Limiting Amplifier)
Compressão VCA
Compressores
do tipo VCA ou “Voltage Controlled Amplifier” são do tipo solid state
ou de circuitosintegrados. Geralmente mais baratos que compressores
valvulados e ópticos, tem menos coloração. (Ex. dbx 160
Compressor/Limiter).
Fonte:https://www.dicasdobarba.com/
Imagem:https://www.youtube.com/watch?v=HG3oL01RxUw
Imagem:https://www.youtube.com/watch?v=HG3oL01RxUw
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