Pular para o conteúdo principal

5 Erros dos Produtores Musicais na Pós Produção

Hoje vou listar o que considero ser os 5 erros dos Produtores Musicais  na Pós Produção. Espero que gostem.
1 – Não ter pelo menos uma referência para se guiar
Um problema muito recorrente das produções em home studio é a falta de pegar algumas referências musicais. Se você é o produtor das suas próprias músicas, você já parou para pensar como você quer as características do seu som.
Acontece da mesma forma quando você esta trabalhando com um cliente. Deixo aqui uma dica caso não se sinta confortável em pedir referencia; conheça seu cliente, converse com ele, descubra as bandas, os etilos musicais  que ele escuta, além de você ganhar algumas referências indiretamente, você cria um laço de amizade profissional.

2 – Não arrume erros das etapas anteriores.
A pós produção é dividida em 3 etapas como sabemos, não arrume erros técnicos em outras fases, mixagem não é para se consertar edição de bateria (você cortar as sobras é diferente de arrumar o tempo), não deixe para colocar mais brilho na voz quando chegar na master (parece exagero, mas já presenciei muitos casos). Resumindo, use o tempo que for preciso para deixar a etapa perfeita para depois passar adiante.
3 – Siga as regras, mas não se limite a eles.
No áudio possuímos regras, mas nem sempre a seguimos. O que acontece é que não importa qual estilo, qual instrumento, sempre haverá uma regra na hora da gravação, da mixagem e masterização, mas nem sempre a mesma será aplicada. Para isso é preciso estudo do estilo que você esta trabalhando, entender o que está sendo feito em cada etapa, o por que esta sendo feito e qual o resultado esperado.
Como saber as regras? Estude, estude e estude… quando pensar que já sabe, estude mais.
4 – Equipamento não é tudo, use o ouvido
Quando estava cursando a faculdade de música, meu professor colocou um video onde o produtor musical Rick Bonadio mixava uma música do titãs, e no meio do video ele disse algo que me tocou muito e era mais ou menos assim “O som que você procura já esta no seu ouvido e não no equipamento”. Isso me marcou e tenho essa frase como referência de todos os projetos que faço. Plugin, equipamento funcionam até um certo ponto. Não pense que com determinado equipamento sua música vai soar melhor se seu ouvido não esta acompanhando o ritmo.
Equipamentos de 30 mil reais podem ser melhor na qualidade sonora, mas não se esconda atrás dele julgando que sua música vai ter qualidade se seu ouvido não estiver bom. Penso que não preciso falar mais nada a respeito.
5 – Nunca pare de estudar
Após um tempo quando pegamos o jeito como tudo ocorre, é mais que normal relaxar nos estudos, parar de praticar por pensar que já sabe tudo. Após um tempo você cria seu modo de trabalho, já sabe os caminhos por onde ir e o que fazer ou deixar de fazer. Nunca pare de estudar, nunca pare de testar posições de microfones, combinações, mixagem, etc.
O áudio é um universo gigantesco e não importa os anos que você tenha nas costas, sempre vai ter algo novo para aprender, seja um novo padrão de mercado, um novo modo de gravação… o mercado musical sempre esta se reinventado, os padrões de 5 (anos) atrás eram diferentes do de hoje e daqui a 5 anos terá mais coisa nova.
fonte: https://www.sombinario.com/5-erros-dos-produtores-musicais-na-pos-producao/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Existe sequência de plugins na masterização?

Sim, existe uma sequência de processamento. Se não houvesse uma sequência, então poderíamos inserir um equalizador como ultimo plugin e o limiter antes do compressor… Cada um tem o seu papel Cada plugin tem o seu papel, e cada papel deve respeitar a sua função dentro do processo de masterização. Os plugins básicos da masterização são, nesta ordem: Equalizador Compressor Limiter Analisando a sequência. Nessa sequência, temos o EQ, que pode ser corretivo ou criativo, nesse processo, podemos criar picos desnecessários, e que serão ajustados com o compressor que virá na sequencia. E por ultimo, viria o limiter para um ganho geral na faixa. Se trocarmos a ordem, e deixar por exemplo o compressor antes do EQ. Teriamos uma compressão para reduzir a dinamica da faixa, mas que poderiam ser recriados na sequencia com o equalizador. E esses novos picos, ficariam a cargo do limiter. Como sabemos, o limiter é muito “bruto” nesse trabalho, então com certeza ter...

3 Dicas de Mixagem de Voz em Beat Fechado!

Ou seja, sem a possiblidade de trabalhar nos takes individuais. vou falar sobre um problema muito comum que é a mixagem em um beat de rap-outros estilos fechado. Você pedio para fazer intrumental para si, fizeram e depois enviaram!  recebeu apenas o L/R e assim voce so deve dropra ou cantar por sima dela, no outro estudio. Como deixar soando bem mesmo nessas situações? 1- Se o seu beatmaker favorito não pode entregar as multitracks, peça pelo menos as Stems.   a) A diferença é que Multitracks são todas as trilhas (kick, snare, hihats, claps, synths, etc…) E Stems são apenas os grupos dessas trilhas já mixadas, porém dão uma liberdade a mais para o engenheiro de master ou mix (grupo de Bateria, synths, percussão, etc…) 2- faca o sidchain do vocal no beat, existem varias maneiras de o fazer e tambem bons plugin que ja facilitam essa operacao. Plugin : um do plugins mais usados e facis wavesfactory trackspacer 2.0.4-Setup wavesfactory trackspacer - Serial ...

Como decidir a ordem das músicas em um album

Já viveu tarefa mais difícil do que essa? Como muitos pensam, não é só ir colocando as faixas na sequência em que a produção vai ficando pronta. É necessário que o álbum tenha um sentido, que pode ser determinado com a sequência das musicas. Ou seja, não podemos simplesmente colocar um rock pesado após uma música “voz e violão” romântica. O impacto poderá ser negativo para o ouvinte. Estilos de cada faixa Tente seguir uma curva linear, tendo como base o estilo da música, ou até mesmo na sensação que cada faixa pode proporcionar. Há diversas linhas a se pensar, iniciar com uma música mais leve ou instrumental, e ir seguindo para uma mais forte, até o ápice do álbum, que pode ser a faixa principal, é um alternativa. Ou pensando de uma outra forma, começando já com a faixa principal, que geralmente tem a cara da banda, é animada, dançante fazendo você cantar junto. Seguindo para uma espécie de momento de respiro com a faixa mais calma do álbum, onde o ouvinte i...